sábado, 16 de janeiro de 2016

As primeiras italianas
Por: Priscila Gorzoni




Por volta de 1877 começaram a chegar nas terras do Tijucuçu os imigrantes italianos em sua maioria vindos do Vêneto.
Com eles surgiu o Núcleos Colonial onde viviam muitas italianas. Elas desempenhavam como principal tarefa a de cozinhar, costurar e lavar as roupas.

 Em vários relatos, um deles o de Vergilio Ferrari ela descreve uma das rotinas de sua mãe que era obrigada a se sentar sobre os montes de tijolos frente ao monte de barro para amamentar os filhos.

Nesses anos de 1890 as mulheres que haviam ficado viúvas também não tinham o direito de assumir a família e muitas vezes perdia a herança do marido, sozinha ela voltava a ser como uma pessoa menor de idade, que dependia de outros para ter os seus direitos respeitados.




Fonte: O livro das curiosidades de São Caetano do Sul, Priscila Gorzoni

(ESSE TEXTO NÃO PODE SER COPIADO SEM OS DEVIDOS CRÉDITOS DE AUTORIA, CONFORME A LEGISLAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS LEI 9610, de 19 de fevereiro de 1998, "Dos Direitos Morais do Autor", Artigo 24, Inciso II. POR FAVOR, NÃO COPIEM, COMPARTILHEM O LINK. OBRIGADA)


Foto: http://www.oriundi.net/imgs/desenvolv6467.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A população do Núcleo Colonial em 1877 Por: Priscila Gorzoni  Você sabia? Em 1888 já havia no Núcleo Colonial (primeira formação de...