sábado, 19 de março de 2016

As assombrações dos cemitérios
Por: Priscila Gorzoni





Bom, eu já contei a vocês que sempre fui alucinada por histórias de assombrações, mas sou medrosa.

De uns tempos para cá melhorei, estou menos medrosa, por conta de um trabalho de pesquisa venho fazendo.

A minha visão sobre a morte mudou muito.

Mas confesso que ainda sou medrosa, mas não tenho mais medo de passar em cemitérios a noite. Mas não entraria em um.

Vocês sabem, não são poucas as histórias, filmes, lendas e mitos de assombrações reunidos em volta de cemitérios. 

Esse imaginário sobre os cemitérios existe há muito tempo e surgiu na Idade Média com mais força, com a Igreja Católica.

Sou sensível, capto as energias dos locais, das pessoas e uma vez me aconteceu uma coisa muito estranha em um cemitério que eu fazia uma visita.

Nesse cemitério (por motivos óbvios não posso dizer qual foi), mas no meu livro contarei.

Vocês sabem que cemitérios sempre reunem histórias curiosas e assustadoras e eu registrei várias delas para o meu livro.

Tenho algumas histórias, mas essa que conto agora aconteceu comigo.

Aliás, não sei se vocês sabem que antes dos cemitérios existirem no Brasil as pessoas eram enterradas dentro das igrejas. Na maioria das vezes não existiam caixões e ninguém se preocupava com as profundidades das covas.  Esse hábito causava muitas doenças às pessoas, já embaixo do chão inteiro das igrejas tinham corpos de mortos.

Foi só na metade do século XIX que a situação mudou. Em 1850 a Câmara de São Paulo decidiu construir um cemitério municipal, o da Consolação. 

Na Europa já existiam locais próprios para enterrar os defuntos desde o século XVI. 

Passavam das 14 horas quando cheguei ao cemitério para conhecê-lo.

Resolvi andar pelo local, ver os túmulos, as esculturas, compreender o local, olhar o ambiente antropologicamente.

O cemitério estava vazio. Me disseram uma vez que 12 horas é a hora dos mortos sairem e passearem pelos cemitérios. Dizem que essa é a hora deles.

Andei por todo o local e o sol estava muito forte, fazia muito calor e nenhum vento ajudava a amenizar a temperatura quente.

Eu então andava pelos túmulos, pelas capelas em silêncio, não havia ninguém no local onde eu estava. 

Na realidade o cemitério estava completamente vazio.

Mesmo os funcionários estavam para o outro lado do cemitério, eu estava totalmente sozinha ali.

Eu estava em um dos cantos do cemitério, onde ficavam os túmulos colados às paredes.

Quando de repente senti uma presença. Mas não havia ninguém. Olhei para os lados e nada.

Mas me senti sendo observada.

Podia ser imaginação, mas eu já estava fazendo esse trabalho há alguns anos e isso não tinha acontecido ainda.

Estranho explicar mas a minha atenção foi chamada para uma parte do cemitério que ficava a alguns metros de onde eu estava. 

Ouvi um barulho leve de passadas em um os cantos do cemitério, atrás de um dos túmulos.

Olhei, não tinha nada, absolutamente nada.

Estranho que não senti medo, fiquei parada, estática, não tive vontade de correr dali, podia ter feito isso, mas meus pés pareciam grudados no chão. Eu estava tomada pela adrenalina da reportagem. Quando a adrenalina da reportagem te toma você perde o medo de tudo, fica em outra dimensão, envolvida com a pesquisa.

Eu não conseguia sair dali, embora algo dentro de mim falasse para eu sair.

O sol castigava e nenhum vento.

De repente ouvi um barulho atrás de um dos túmulos e ai sim me assustei. Porque não havia absolutamente ninguém ali. Eu estava quase sozinha, tirando aquela assombração, que eu não via mas sentia e agora ouvia.

Me assustei de fato.

Ouvi novamente um barulho de algo batendo.

E estava sentindo a presença de algo estranho, para mim era assombração. Embora eu não acredite em assombração, sou cética.

Mas era estranho. Eu realmente sentia uma presença.

Foi então que na terceira vez ouvi o barulho e vi uma placa de plástico bater no mármore de um dos túmulos que estava em uma das colunas atrás da que eu estava. Mas não tinha vento, o ar estava totalmente parado.

Não sei exatamente de que coragem fui tomada, mas me aproximei e vi que era uma placa, mas ela estava estática, parada assim que cheguei mais perto. Na posição que ela estava não tinha como balançar e bater no mármore. Ela parecia ter sido empurrada por alguém. Mas não tinha ninguém.

E nenhum vento, só o sol à pino, sol forte.

Me senti vigiada novamente.

Mas agora menos, era como se algo me indicasse a sua presença. Como se me avisasse que estava ali. Fiquei com receio.

Eu compreendi e então mudei de rumo, fui fotografar do outro lado. Achei melhor.

De qualquer forma quando voltei lá novamente tudo estava mais calmo e a placa estática.

E essa não foi a única situação assombrada que vivi.

Nos próximos posts contarei as outras.

Fonte: Relatos assombrados, Priscila Gorzoni 



(ESSE TEXTO NÃO PODE SER COPIADO SEM OS DEVIDOS CRÉDITOS DE AUTORIA, CONFORME A LEGISLAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS LEI 9610, de 19 de fevereiro de 1998, "Dos Direitos Morais do Autor", Artigo 24, Inciso II. POR FAVOR, NÃO COPIEM, COMPARTILHEM O LINK. OBRIGADA)  








Nenhum comentário:

Postar um comentário

A população do Núcleo Colonial em 1877 Por: Priscila Gorzoni  Você sabia? Em 1888 já havia no Núcleo Colonial (primeira formação de...