quarta-feira, 29 de junho de 2016

Série personagens importantes de São Caetano do Sul
Uma musa na varreção de rua: Edinilza Pessoa de Souza, 28 anos, varredoura de rua
Por: Priscila Gorzoni


Muitas vezes as pessoas passam por eles como se fossem invisíveis, mas eles são fundamentais nas nossas cidades e suas histórias de vidas dariam livros.

Os varredores de rua são um dos personagens mais importantes da nossa cidade, sem a presença deles as ruas estariam sujas e não teríamos tanta mobilidade quanto temos.
Nesse post resolvi contar um pouco da história de uma dessas personagens fundamentais de São Caetano do Sul. Ela se chama Edinilza Pessoa de Souza, 28 anos e que está há 1 ano e meio no trabalho de varreção de rua.
Edinilza nasceu na Bahia e mora em São Paulo há 14 anos. Antes de trabalhar na limpeza da cidade ela ganhava a sobrevivência como doméstica. Mas hoje ela não troca mais a varreção de rua por trabalho algum, ela adora o que faz.
Edinilza conta que existem várias vantagens em seu trabalho atual um deles é que não existe uma cobrança direta, ela apenas tem uma meta a cumprir e dá conta dela. 
O setor de Edinilza começa em frente a delegacia, passa no Corpo de Bombeiros e vai até a Rua. Guido Aliberti. Depois é necessário limpar os cantinhos e por dentro das praças, prédios e calçadas. "Temos que limpar esses espaços todos os dias e como somos em 4 conseguimos, nos dividimos em 2. Eu inicio o trabalho às 7 horas e vou até a tarde. Os piores dias são em dias de muito calor, mas no inverno é bom", conta.
Edinilza conta que percebe o preconceito de alguns em relação ao seu trabalho, mas ignora. "Encontramos vários tipos de pessoas, as que nos ignoram e as que nos tratam bem e até nos ajudam. Mas eu não ligo e aprendo muito. A vida não é fácil, eu não esperava vir trabalhar aqui, mas é assim e todo emprego é digno. E eu aprendo muito com esse serviço", finaliza.


(ESSE TEXTO NÃO PODE SER COPIADO SEM OS DEVIDOS CRÉDITOS DE AUTORIA, CONFORME A LEGISLAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS LEI 9610, de 19 de fevereiro de 1998, "Dos Direitos Morais do Autor", Artigo 24, Inciso II. POR FAVOR, NÃO COPIEM, COMPARTILHEM O LINK. OBRIGADA)  



Fonte: O livro das curiosidades de São Caetano do Sul, Priscila Gorzoni

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A população do Núcleo Colonial em 1877 Por: Priscila Gorzoni  Você sabia? Em 1888 já havia no Núcleo Colonial (primeira formação de...