quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Por: Priscila Gorzoni

Foto/crédito: Priscila Gorzoni

De São Caetano do Sul à Tabatinga no Amazonas

Quando penso no taxista mais aventureiro que conheci durante essa série de entrevistas com os taxistas de São Caetano do Sul lembro-me imediatamente de Adalmir Silva, 72 anos, taxista há mais de 40 anos do Ponto do bairro Vila Gerti.

Adalmir nasceu em uma cidade do interior de São Paula chamada Jaborandi e veio para São Caetano do Sul em 1968. Assim que chegou aqui com a família morou no bairro Olímpico, que na época era conhecido como Morro dos Ventos Uivantes, e de lá nunca mais saiu.

A profissão de taxista apareceu em sua vida por acaso. Ele era o motorista do dono da Padaria Nova Iorque, que fica na Rua. Paraíso e em frente havia um Ponto de Táxi, mas Adalmir não tinha condições de comprar o ponto por isso oferecia os seus serviços como prestador de serviço. Por meio desse trabalho surgiu a oportunidade de prestar serviços como motorista para a General Motors (GM) e foi lá que ele fez uma das maiores viagens de sua vida. “Fui de São Caetano do Sul até Tabatinga no Amazonas e ganhei muito dinheiro. Nessa viagem levei 75 dias, usei carro, avião e barco. O trabalho foi pago por uma empresa de Brasília e o Ministério dos Transportes em Brasília. Você imagina onde é Tabatinga no Amazonas? Olha de Manaus até lá são 17 dias de barco, é divisa do Brasil à Colômbia a Peru. Eu fui viajando por rodovias e fluvial. Fui passando pelos rios, mas foi uma viagem gostosa, eu vi muitos índios, bichos, jacarés, macacos, uma beleza, passei na mansão da miss Brasil, Martha Rocha”, narra.

Realmente eu não imagino, mas durante a entrevista que fiz com o Adalmir acabei o conhecendo bem e me encantando pela trajetória desse taxista aventureiro. “Sair para o mundo é muito bom, conheço o Brasil inteiro. Conheço tudo e me dou bem com todos. Sou comunicativo, se posso ajudar ajudo se não, não ajudo”, conta.

Mais do que qualquer uma de suas aventuras nesses 40 anos de táxi, o motorista considera como a sua vivência mais relevante à viagem realizada até Tabatinga e sem dúvida alguma ele tem toda a razão.

Uma aventura no meio da mata

Adalmir tinha 30 anos quando fez essa viagem e conta que andou de navio até Belém, e levou 16 dias até chegar, onde fica o Primeiro Bis (Batalhão da Infantaria e Selva) em Manaus. A sua função era pegar o carro da ambulância do Estado e transportá-lo em segurança até o quartel do exército de Tabatinga. “Passei primeiro pelo Primeiro Bis e depois segui para o Primeiro Batalhão de Tabatinga, Peru, Colômbia e fiquei na cidade de Letícia, que faz fronteira com o Brasil. As ruas são frutíferas, mas não pode jogar pedra para derrubar a fruta no chão, se acontecer isso a pessoa é multada, paga a multa. Fiz muita amizade e me diverti”, relata.

Dessa viagem o que não faltam são as lembranças e algumas marcaram mais o taxista, entre elas ver os bichos, as plantas exóticas e os habitantes da região. “Peguei a planta Vitória Régia na mão, nadei no Rio Madeira, Solimões, comi alimentos exóticos. Tenho muita vontade de voltar lá”, conta.

Algumas aventuras perigosas hoje tiram risadas do motorista, entre elas uma ocorreu quando ele estava indo para Porto Velho. “Lá tem muito jagunço, pessoas escravizadas. Dei carona para algumas pessoas no caminhão, mas não sabia quem eram. De repente os pistoleiros começaram a correr atrás do meu caminhão para pegá-los e eu precisei correr muito. Precisei correr e jogá-los para fora senão iam matar todos. Pistoleiro existe. Recolhi o pessoal e eles voltaram para a fazenda. Lá existe escravidão e isso me marcou”, relembra.

Outra situação no mínimo exótica que o marcou aconteceu em uma cidade chamara que Tocantinópolis, no caminho de quem vai para Marabá. “Sem querer atropelamos uma Ema, elas estavam em quatro, eram grandes e por sorte não matou nenhuma. Uma delas caiu então pegamos, deitamo-la, passamos barro nas pernas, colocamos taboca na perna dela e a soltamos, ela ficou com uma bota. Ela saiu correndo e sumiu na mata. Depois demos de encontro com um enxame de abelhas, acendemos o farol, fechamos todos os vidros e passamos de carro no meio do enxame. Se uma delas entrasse no carro nos matava”, relata.

A compra do Ponto de Táxi

A viagem a Tabatinga no Amazonas rendeu tanto dinheiro que com ele Aldemir conseguiu comprar o Ponto de Táxi e o carro em 1974 e nunca mais largou o serviço de taxista. “Consigo manter a minha família tranquilamente com as 7 a 12 viagens que faço por dia”, conta.

No táxi Aldemir escuta muitas histórias, conversa e costuma dizer que o carro se torna um confessionário. “A gente ouve muita coisa, mas não pode dizer, e é gostoso ouvir essas conversas. Tem gente que quer se soltar e se expandir. Elas se abrem, é muito bom e a pessoa que trabalha com isso não envelhece. O ideal no táxi é manter o respeito, a educação e tratar bem a pessoa. O táxi tem o taxímetro e se ele marca aquilo, é aquilo. O valor que cobramos é o justo e honesto”, relata.

Sobre os medos, o taxista diz não ter até porque já foi assaltado várias vezes, inclusive em um deles levou um tiro. “Fui ajudar uma mulher grávida no Heliópolis, que já é São Paulo, e quando avisei que o preço era outro, o sujeito que estava com ela retirou o revólver e me deu um tiro na perna e eu nem cheguei a ver a mulher, mas faz parte, trabalhar é isso. Já vivi muitas aventuras e adoro, não pode ter medo das coisas. Para se dar bem na vida tem que se centrar, se você não trabalha não arruma nada na vida”, finaliza.

Texto publicado na revista Raízes 54.

*É jornalista, pesquisadora, historiadora. Formada em jornalismo pela Universidade Metodista, com formação em ciências sociais pela USP e Direito pelo Mackenzie, tem especialização em Fundamentos e Artes pelo Instituto de Artes da UNESP de São Paulo e Mestre em história pela PUC de São Paulo. É autora de 11 livros, entre eles Abre as portas para os Santos Reis da Editora Fundação Pró-Memória, Animais nas Batalhas pela editora Matrix e Os benzedores que benzem com as mãos da editora UCG.

(ESSE TEXTO NÃO PODE SER COPIADO SEM OS DEVIDOS CRÉDITOS DE AUTORIA, CONFORME A LEGISLAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS LEI 9610, de 19 de fevereiro de 1998, "Dos Direitos Morais do Autor", Artigo 24, Inciso II. POR FAVOR, NÃO COPIEM, COMPARTILHEM O LINK. OBRIGADA)