domingo, 10 de abril de 2016

Crônica de assombração cotidiana
O sumiço do homem
Por: Priscila Gorzoni



Como eu venho contando aqui nesses posts sou cética, mas nessas minhas andanças, reportagens não duvido de mais nada.

E é mais um desses casos estranhos que conto agora aqui nesse post.

Como contei ando muito por São Caetano do Sul, busco histórias e entrevistados e foi em uma dessas minhas andanças pelos cemitérios da vida que aconteceu um caso bem estranho comigo.

O fato de eu ser cética afasta invenções e imaginações da minha parte.

Justamente porque não acredito nas coisas que acontecem, em especial essas coisas de assombrações.

Vocês podem dizer que isso é mentira da minha parte e que não sou tão cética assim.

Ser cética é uma autodefesa, sou medrosa, então para me proteger digo que sou cética. 

Mas voltando.

Era um dia quente, dia de semana, mais ou menos às 14 horas quando estava andando por esses cemitérios que ando, fazendo a minha pesquisa antropológica. Nesse horário os cemitérios em geral são bem vazios e nesse estava vazio.

Não haviam visitantes, eu estava só, andando, observando, fazendo anotações.

Não, não estava com medo, porque do contrário do que sempre pensei, cemitérios não dão medo, o que dá medo é o imaginário que se criou em cima deles. Coisas da imaginação humana.

Os cemitérios são lugares de paz, tranquilos, silenciosos, lugares normais.  

Mas as vezes essa calma pode nos surpreender.

Eu estava então em um dos cantos desses cemitérios da vida quando entrou ali perto um senhor de bermuda e chinelo. Ele se encaminhou para uma das gavetas das paredes. Era um senhor de cabelos grisalhos com um andar apressado.

Eu fiquei olhando-o na frente de uma das gavetas parado e pareceu não me ver. Em nenhum momento ele me olhou, embora tenha passado encostado em mim, já que eu estava exatamente no caminho de entrada e saída.

Eu estava um pouco afastada dele, mais próxima do portão de saída. Para sair ele teria que passar por mim.

Não prestei muita atenção nele, apenas o vi ali parado olhando a gaveta. Não rezava, nem nada, apenas olhava a gaveta pregada na parede. 

Olhei para onde estava pesquisando e por alguns momentos deixei de olhar para o senhor. Mas eu estava no único caminho de saída do cemitério. Não tinha jeito dele sair sem passar por mim.

Depois de um tempo olhei e o vi na mesma posição, só estávamos eu e ele naquela parte do cemitério. Mas em nenhum momento ele me olhou e passou por mim. Mas é como se não visse nada. Muito estranho.

Era uma pessoa mesmo, igual a mim e a vocês. Aparentemente era uma pessoa.

Só que depois de um tempo ele desapareceu. De repente olhei novamente para onde ele estava e não vi nem rastro dele.

Olhei em volta e nada dele, estava só eu naquela parte do cemitério.

O homem de bermuda e chinelos havia sumido como em uma mágica.

Eu então deixei para lá.

Não pensei que poderia ser algo inexplicável.

Continuei a minha análise, mas aquele homem de bermuda e chinelo ficou em minha mente.

Tem coisas que não tem explicações.

E é para ser assim, os mistérios da vida.



Fonte: Relatos assombrados de São Caetano do Sul, Priscila Gorzoni 


(ESSE TEXTO NÃO PODE SER COPIADO SEM OS DEVIDOS CRÉDITOS DE AUTORIA, CONFORME A LEGISLAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS LEI 9610, de 19 de fevereiro de 1998, "Dos Direitos Morais do Autor", Artigo 24, Inciso II. POR FAVOR, NÃO COPIEM, COMPARTILHEM O LINK. OBRIGADA)  















Nenhum comentário:

Postar um comentário

A população do Núcleo Colonial em 1877 Por: Priscila Gorzoni  Você sabia? Em 1888 já havia no Núcleo Colonial (primeira formação de...